Instalar turbinas eólicas em alto mar é o santo graal da geração de energia renovável. É lá onde vigorosos ventos sopram forte o bastante para potencialmente energizar o mundo inteiro sem gerar poluição carbônica.

E enquanto ainda não atingimos este nível de geração de energia, uma nova fazenda flutuante de energia eólica foi inaugurada na Escócia, e ela pode ser um grande passo para o nosso futuro.

O projeto Hywind começou oficialmente a gerar eletricidade nessa quarta-feira (18) a cerca de 25 km da costa escocesa. É um impressionante feito da engenharia que irá gerar eletricidade o suficiente para 20 mil casas.

Além do fato delas flutuarem, o tamanho das turbinas também vai te surpreender. Cada uma pesa 12 mil toneladas e tem mais de 250 metros de altura, o que é quase três vezes maior que a altura da Estátua da Liberdade. A base da turbina é lastreada para que elas possam flutuar eretas. Para impedi-las de afundarem no oceano, são acopladas a elas correntes com mais de dois metros de comprimento e mais de 1 tonelada que se conectam a uma gigantesca ancora de sucção na base do oceano.

Veja como ela funciona:

Fazenda marítima de energia eólica

Newsletter

Preencha para receber informativos!

2014 - Aranatech.Todos os direitos reservados